Como eu disse controlar portas padrão de aplicativos indesejados é comum e absolutamente simples de ser feito.
Porém entrar na paranóia de que sistemas altamente complexos de detecção de tráfego de rede incluindo controle de ip's conectados e quantidade de requisições de pacotes gerenciam inteligentemente nossa conexão de acordo com a nossa necessidade momentanea e também impondo os interesses de bloqueio dos provedores de acesso tudo ao mesmo tempo eu sinceramente acho que atualmente é viajar na maionese.
Vocês tem noção da quantidade de clientes de empresas como a Telefonica, Telemar e NEET ???
Imaginem a lentidão das redes e a quanto o tempo de resposta (ping) não iria se os dados fossem obrigados a passar por um filtro desses.
Imaginem o tamanho dos arquivos de log gerados, imaginem o poder de processamento necessário para rodar aplicativos desse porte para essa quantidade de clientes.
Se as próprias redes de serviços secretos, agências de segurança e entidades governamentais sigilosas que possuem menor quantidade de computadores ligados a elas já precisam de supercomputadores para fazer esse tipo de controle inteligente para rastreamento de dados interno imaginem provedores de acesso a internet publicos.
Sinceramente esse não é o caminho para os provedores.
Sai mais barato investir na infraestrutura de rede ótica liberando o tráfego de dados limitando-se apenas as restrições mais básicas deixando assim os clientes felizes por um serviço de qualidade do que investir em infraestrutura colossal para fazer esse tipo de restrição que nos deixa insatisfeitos.